Foi Assim que Aconteceu... Com o Teu Pai

Foi Assim que Aconteceu… Com o Teu Pai: O Spin-Off Prometido

Foi Assim que Aconteceu… Com o Teu Pai: O Spin-Off Prometido

Depois do sucesso de «Foi Assim que Aconteceu» [How I Met Your Mother], chega agora o spin-off há muito desejado, e que já esteve para acontecer com Greta Gerwig ao comando. No seguimento da primeira tentativa falhada, é mesmo desta que uma mãe conta ao filho «Foi Assim que Aconteceu… Com o Teu Pai». A série estreia em Portugal no Disney+ dia 11 de maio.

Algures no futuro, Samantha Jones decide contar ao filho, numa chamada de vídeo, como conheceu o pai. Esperem, franchise errado. A atriz Kim Cattrall não regressou para a sequela de «O Sexo e a Cidade», mas encarna a versão mais velha de Hilary Duff, que interpreta Sophie no (nosso) tempo presente, a protagonista de «Foi Assim que Aconteceu… Com o Teu Pai» [How I Met Your Father].

Foi Assim que Aconteceu... Com o Teu Pai

Embalada por algum vinho, Sophie (Catrall) liga ao filho, na universidade, para lhe contar todos os pormenores sobre o início da relação com o pai dele. Embora pareça uma maneira muito impessoal de contar uma história destas, a verdade é que todos os cuidados são poucos: na série original, os criadores gravaram o final com os atores em tenra idade, sendo que o sucesso enorme da narrativa levou a que esta se prolongasse e o desfecho pensado inicialmente, quando se concretizou, não fazia já grande sentido para a generalidade dos fãs… Pelo menos desta vez dá para decidir mais tarde.

A antestreia aconteceu nos canais FOX Comedy e FOX Life no passado dia 1 de maio, Dia da Mãe, mas a série tem a sua estreia na totalidade guardada para o streaming Disney+, no próximo dia 11 de maio. No total, a primeira temporada tem 10 episódios, mas a série já foi renovada pela Hulu para um novo capítulo de 20 episódios. Bons sinais para quem ficar convencido com este spin-off.

As comparações com a série-mãe explicam-se com relativa facilidade. Quando, em conversas entre amigos que viam «Foi Assim que Aconteceu», se tentava encontrar paralelismos entre as personagens e as pessoas presentes, ninguém queria ser o Ted Mosby (Josh Radnor). Para muitos, o protagonista da trama era mesmo o elo mais fraco, pelo que «Foi Assim Que Aconteceu… Com o Teu Pai» ganha logo aqui vantagem ao apresentar uma personagem principal aparentemente mais forte e interessante. Já o grupo fica, como seria expectável, abaixo do original, que apresentava personagens mais entusiasmantes e uma maior química, sendo o atual inequivocamente inferior àquele que era composto por Ted, Marshall (Jason Segel), Robin (Cobie Smulders), Barney (Neil Patrick Harris) e Lily (Alyson Hannigan).

Perto dos 30, Sophie (Hilary Duff) é uma jovem adulta mergulhada em apps e uma imensidão de ferramentas digitais que, apesar das suas possibilidades infinitas, teimam em não a cruzar com o amor da sua vida. Romântica inveterada (menos do que Ted, é certo), está determinada em encontrar o homem que será o pai dos seus filhos. É quando pensa ter encontrado o namorado ideal que conhece Jesse (Christopher Lowell) e Sid (Suraj Sharma), o “Marshall” do novo grupo, com os quais acaba por travar amizade. Junta-se a este trio a sua colega de casa Valentina (Francia Raisa), que caiu de amores na sua mais recente viagem por Charlie (Tom Ainsley), e Ellen (Tien Tran), a irmã de Jesse, recém-divorciada.

A informação de que conheceu o pai do filho no episódio piloto parece simplificar a premissa da série… ou não. A verdade é que o cruzamento com vários grupos de pessoas, entre festas surpresa, restaurantes e outros encontros imediatos, abre portas a que na reta final da história surja uma personagem que “por acaso” se encontrava num desses locais. A durabilidade da narrativa também terá certamente influência na decisão dos showrunners, Isaac Aptaker e Elizabeth Berger (responsáveis por Love, Victor). Destacam-se ainda no elenco Josh Peck, Leighton Meester, Ashley Reyes e Daniel Augustin. Há ainda algumas participações especiais de atores (e locais) da série original.

«Foi Assim Que Aconteceu… Com o Teu Pai» dificilmente vai corresponder às expetativas dos fãs da série anterior, mas, ironicamente, beneficia um pouco do facto de muitos terem saído desiludidos com o final. Os criadores sabem o que resulta e sabem também o que a audiência não vai perdoar. Será que estão à altura do desafio?