Kelly Reichardt fascina-nos com mais uma pérola da sua distinta cinematografia com «First Cow – A Primeira Vaca da América». A história desenrola-se no período da corrida ao ouro e da conquista de riqueza nas “novas fronteiras”, um território pouco explorado no noroeste da costa pacífica dos E.U.A. A região do Óregon é novamente o cenário natural de um argumento redigido pela habitual dupla Jonathan Raymonde e Kelly Reichardt, uma localização bela no espaço e no tempo mas invariavelmente hostil para os protagonistas da história.
O filme surge de uma adaptação do romance The Half-Life de Jonathan Raymonde. O enredo minimalista de «A Primeira Vaca da América» relata-nos a sobrevivência de dois pobres diabos carregados de aspirações que se conhecem quando um deles foge a exploradores russos e o outro é um cozinheiro que não tem nada para cozinhar no seu grupo de caçadores de peles. O principal protagonista, Cookie (John Magaro) auxilia King-Lu (Orion Lee) a escapar dos seus perseguidores e, mais tarde reencontram-se no entreposto comercial da região. Juntos descobrem uma oportunidade única de conquistarem uns valentes cobres. Na calada da noite roubam leite à única vaca da região para confecionarem e venderem deliciosos bolinhos fritos aos exploradores esfomeados por memórias de um mundo civilizado. O problema é que a vaca dócil e simpática é pertença do homem mais rico da zona e ninguém com dois dedos de testa se atrevia a roubar desse indivíduo, primórdio de um executivo, interpretado, como é do seu apanágio, com a classe indiscutível de Toby Jones.
O filme tem uma enorme ressonância contemporânea, é uma desconstrução, ou, se preferirem, a génese do sonho (ou será pesadelo?) americano: o empreendedorismo, a oportunidade de enriquecimento numa terra de oportunidades e o risco e a ganância que se pode tornar fatal…
Kelly Reichardt é um dos expoentes máximos do slow cinema, o seu ritmo mais pausado, mais contemplativo, convida-nos a viajar na atmosfera entre o espaço e a mente dos protagonistas. «A Primeira Vaca da América» insere-se nesta dinâmica mas torna-se pelos desígnios da riqueza da narrativa e do seu significado num drama que subitamente se transforma num thriller com o perigo que os personagens correm para ordenharem o seu golpe numa jornada de tudo ou nada.
Kelly Reichardt é uma máquina orgânica, uma verdadeira artista que não faz apenas filmes por fazer, constrói experiências únicas e harmoniosas na sétima arte, objectos de arte que se entranham nos espectadores muito além do visionamento. Toquem os sinos, «First Cow – A Primeira Vaca da América» é um filme precioso.
Título original: First Cow Realização: Kelly Reichardt Elenco: Orion Lee, Toby Jones, John Magaro, Dylan Smith. Duração: 122 min. EUA, 2019
https://youtu.be/SRUWVT87mt8