A Apple TV+ apresenta um documentário que junta o conceituado Werner Herzog e o vulcanólogo Clive Oppenheimer, eles que em 2007 colaboram pela primeira vez em «Encounters at the End of the World». Em 2020 «Fireball: Visitors from Darker Worlds» traz-nos uma bela reflexão sobre a natureza, a cultura e a humanidade perante o fascínio e o estudo do impacto dos meteoritos na Terra. «Fireball: Visitors from Darker Worlds» combina a ciência e a crença, duas visões entrelaçadas pela própria natureza humana entre a explicação científica e o subliminar.
Estamos perante uma viagem à volta do planeta na observação de várias crateras e o impacto na paisagem e no âmbito cultural, civilizacional e religioso. As imagens são arrebatadoras e a narração pertenceu a Werner Herzog.
«Fireball: Visitors from Darker Worlds» observa a dedicação dos investigadores e cientistas que estudam o fenómeno do impacto dos meteoritos no passado num laboratório do Arizona, no presente com um mineralogista em Oslo e o futuro no observatório do Havaí com os guardiões da humanidade que observam os céus na antecipação da colisão de corpos celestes. Também visitamos a Antártica com uma equipa de cientistas sul coreanos que têm em seu redor um vasto manto branco, o terreno mais fértil do planeta para a descoberta de meteoritos, as imagens e o seu entusiamo é algo extraordinário.
O filme não é hermético, como em anteriores obras de Werner Herzog, destila-se um sentimento místico entre homem e a natureza. «Fireball: Visitors from Darker Worlds» gera visões que traduzem o interesse científico mas apresenta igualmente o legado humano com os fragmentos da eternidade que colidem com a Terra numa ponte com a existência da vida para além dos céus.
