EXPERIMENTER

EXPERIMENTER

«Experimenter: Stanley Milgram, O Psicólogo Que Abalou a América», de Michael Almereyda, é um filme invulgar na sua abordagem a um tema relevante para percebermos melhor a humanidade. Nos anos 1960 o psicólogo Stanley Milgram publicou um estudo que analisava o porquê da obediência humana perante a autoridade. O estudo, realizado no pós-guerra e na sombra do julgamento do nazi Adolf Eichmann, assentou numa experiência comportamental que também tinha o intuito de saber o porquê de povos avançados se deixaram sucumbir à ideologia fascista.

Peter Sarsgaard interpreta Stanley Milgram num desempenho subtil que derruba a quarta parede para entrar em diálogo directo com o espectador dando a conhecer a anatomia da sua controversa experiência, a evolução do seu pensamento e a relação com a esposa Alexandra ‘Sasha’ Milgram – mais uma bela interpretação de Winona Ryder que voltou ao seu melhor. A obra vale mais pelo seu conteúdo do que pela construção narrativa e a dinâmica entre os personagens com excepção para o terceiro acto.

Um filme deveras importante para o mundo contemporâneo onde somos confrontados pela ideologia do ódio, da divisão, da mentira e da ruptura com o bom-senso na manipulação das massas. Um filme que vale a pena ver para descobrir algumas pistas do mundo onde vivemos.

Título original: Experimenter Realização: Michael Almereyda Elenco: Peter Sarsgaard, John Leguizamo, Winona Ryder, Jim Gaffigan. Duração: 98 min. EUA, 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *