Numa altura em que o jornalismo impresso não tem o mesmo fulgor de outrora, «Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun» homenageia a paixão pelo jornalismo. Através de uma estrutura inteligente e inspirada, a obra conta um conjunto de histórias da última edição de uma revista americana publicada numa cidade francesa fictícia no século XX, com um obituário, histórias de arte, política e gastronomia a preencherem as páginas que fazem parte da narrativa.
Wes Anderson assina argumento e realização, algo plenamente patente aos primeiros segundos do filme. O cineasta norte-americano tem uma linguagem muito própria e que já se tornou icónica. Esta nova obra não é exceção, embora não impressione na mesma medida que outros filmes do autor, como «Moonrise Kingdom» (2012) ou «Grand Budapest Hotel» (2014). Apesar de realização, fotografia ou produção cénica deixarem a sua marca, o argumento é o elemento que acaba por não deslumbrar tanto, sobretudo em termos de construção dos personagens.
E, claro, não será por falta de qualidade em termos de atores. Afinal de contas, este filme reúne algumas das principais estrelas do cinema atual, como Frances McDormand, Tilda Swinton, Bill Murray, Benicio Del Toro, Adrien Brody, Timothée Chalamet, Léa Seydoux, Owen Wilson, Saoirse Ronan, entre muitos outros. O desfile de atores é vistoso, mas não dá muito espaço para a profundidade dos personagens, salvo pequenas exceções.
A carta de amor de Wes Anderson ao jornalismo está longe, contudo, de ser uma viagem perdida. Visualmente muito apelativo – como já é habitual nas obras de Anderson -, «Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun» propõe que o espectador viaje para dentro de uma revista, mergulhando nas histórias ora entusiasmantes, ora mais fastidiosas. Algo é certo: trata-se de um novo filme de Wes Anderson e essa é sempre uma boa notícia.
Título original: The French Dispatch Realização: Wes Anderson Elenco: Benicio Del Toro, Adrien Brody, Tilda Swinton, Léa Seydoux, Frances McDormand, Timothée Chalamet, Jeffrey Wright, Bill Murray, Owen Wilson. Duração: 107 min EUA/Alemanha, 2021
https://www.youtube.com/watch?v=GCJGD2KDmp0&t=10s