Cavaleiros da Justiça

CAVALEIROS DA JUSTIÇA

CAVALEIROS DA JUSTIÇA

«Cavaleiros da Justiça» é uma revelação. Acção de primeira água aliada ao humor e drama humano. No papel, o principal chamariz seria a figura de Mads Mikkelsen, que lançou este filme em 2020 – uma excelente colheita, se juntarmos o triunfante «Mais uma Rodada». Rapidamente ficamos a saber que Mads Mikkelsen num registo de acção não é o único trunfo de «Cavaleiros da Justiça». A partir de uma premissa simples somos levados ao próximo nível no conflito dramático dos principais personagens, na comédia de situação e na acção que é explosiva ao ser seca, impiedosa e sem floreados.

Mads Mikkelsen surge novamente em vários tons de brilhantismo como Markus, um operativo das forças especiais dinamarquesas que regressa a casa, vindo do Médio Oriente, para encontrar a sua filha (bom desempenho da jovem Andrea Heick Gadeberg) após o falecimento da mulher numa explosão no metro. O que parecia ser uma explosão muda de figura quando batem à porta de Markus um matemático (Nikolaj Lie Kaas), um especialista em probabilidades e os seus dois amigos nerd (Nicolas Bro e Lars Brygmann) que têm uma pancada de todo o tamanho e alguns traumas à mistura… O arranque de uma típica premissa de acção transforma-se num filme sobre o confronto com a dor, o passado e a comunicação entre as pessoas. O argumento de Anders Thomas Jensen tem uma agilidade suprema ao conseguir se focar nas interações dos personagens, no seu drama interno e nos mecanismos de acção e violência. Todo este carrossel proporciona um filme rico em pontos de interesse que nunca se perde nas várias metas que pretende alcançar conseguindo contar uma boa história que se torna cativante por um grupo de personagens disfuncionais que por portas e travessas se transforma numa família com o propósito de se ajudar mutuamente. As interpretações são fantásticas de fio a pavio, o ensemble é blindado, explorando o humor e o drama do núcleo principal. O mérito, além das interpretações fora de série, foi o argumento irrepreensível do experiente Anders Thomas Jensen, que também assinou a realização de «Cavaleiros da Justiça».

Título internacional: Riders of Justice Realização: Anders Thomas Jensen Elenco: Mads Mikkelsen, Nikolaj Lie Kaas, Andrea Heick Gadeberg Duração: 116 min. Dinamarca/Suécia/Finlândia, 2020