A «Casa Gucci» é um projecto paixão de Ridley Scott muito por culpa da sua esposa e produtora Giannina Facio. Os direitos do livro The House of Gucci: A Sensational Story of Murder, Madness, Glamour, and Greed, de Sara Gay Forden, foram adquiridos em 2001 mas passaram-se muitos anos até que Giannina Facio pudesse encontrar os argumentistas ideais para a adaptação cinematográfica.
Podemos esperar tudo de Ridley Scott, ele que é responsável por algumas das grandes obras de cinema dos últimos 40 anos e é também alguém que consegue ser rotineiro e desapontar-nos. Neste caso, «Casa Gucci» consegue ser um dos marcos da carreira de Ridley Scott, é uma obra irrepreensível. Um filme adulto, na abordagem formal e na sua humanidade, não trata os espectadores como crianças de colo. A narrativa central, perante um cenário de intriga familiar, aborda uma intensa relação amorosa que é engolida pela ganância, a ambição e o ódio gerado pela riqueza absurda de um clã abastado e sinónimo de luxo e requinte – a Gucci.
As figuras maiores deste filme são obviamente Lady Gaga e Adam Driver que interpretam os protagonistas, Patrizia Reggiani (Lady Gaga) e Maurizio Gucci (Adam Driver) numa relação que flutua entre o interesse, o amor puro e a discórdia gerada pela inveja, o dinheiro e o abandono. Lady Gaga que não é um one-hit wonder volta a fazer brilhar as luzes da ribalta sobre si. Adam Driver está mais discreto por via do seu personagem que é pouco efusivo, excepção para quando se assume como um cretino (quando o poder lhe sobe à cabeça), aí o actor norte-americano dá um ar da sua graça.
Ridley Scott ambientou os cenários com o pano de fundo do glamour, a sub-trama revolve em torno dos conflitos familiares e das jogadas de poder, entram em cena performances sublimes de Al Pacino, Jared Leto e Jeremy Irons. Os três actores deslumbram a audiência com interpretações convincentes, é um deleite vê-los a actuar.
O tempo passa a voar neste filme mas isso levou a uma imprecisão temporal na narrativa, parece que estamos a ver situações de causa e efeito que se passaram num par de anos quando na realidade as situações reais estavam muito recalcadas e desenrolaram-se durante 25 anos. Essa sensação não passa totalmente para o espectador.
«Casa Gucci» é um dos filmes que faltava na colheita de 2021: cinema adulto, com temas complexos do ponto de vista humano e que estão a par do cenário de puro deslumbre e de uma realização carregada de charme.
Título original: House of Gucci Realização: Ridley Scott Elenco: Lady Gaga, Adam Driver, Al Pacino, Jared Leto, Jeremy Irons. Duração: 158 min EUA/Canadá, 2021
https://www.youtube.com/watch?v=ObfFaAjLkyM