A Amazon Prime Video começa-se a distinguir pelos seus documentários de desporto. Após «Reggie» (2023), sobre o lendário jogador de basebol Reggie Jackson, é a vez da estreia de mais uma lenda em «Bye Bye Barry». O documentário sobre a carreira de Barry Sanders, um dos melhores running backs da NFL. O jogador tornou-se mítico na cidade de Detroit quando em 1989 foi escolhido por esta equipa. Os Detroit Lions não venciam um campeonato desde 1959, quando Barry pisou a relva artificial do Pontiac Silverdome a cidade de Detroit ganhou esperança e um motivo para ir ao estádio. A posição de running back é vertiginosa: o jogador atacante recebe a bola atrás da sua linha de ataque e deve alcançar o maior número de jardas possível para a sua equipa marcar pontos. Sanders era um corredor explosivo e difícil de derrubar, ele acabou no Hall of Fame da NFL em 2004. Mas os recordes não eram para ele, só se preocupava com a equipa, as suas decisões foram sempre em função do grupo. É muito interessante que alguns dos narradores deste documentário sejam fãs dos Lions, como Eminem ou Jeff Daniels trazendo memórias vivas e nostalgia para o filme.
«Bye Bye Barry» apresenta as jogadas fantásticas de Sanders ao mesmo tempo que revisita também a sua carreira como jogador no liceu e na universidade, as ligações afectivas à família e sobretudo ao pai, o seu maior fã e porta-voz não oficial. E claro, não deixamos de ficar impressionados com o carácter humilde de Sanders, que colocou sempre a equipa à frente dos seus feitos pessoais. O filme começa e termina com o mistério do seu súbito abandono no auge da sua carreira numa equipa considerada uma das piores da Liga e que tinha sérios problemas de liderança. «Bye Bye Barry» é uma grande história de humildade, sucesso e mágoa pelo abandono prematuro, com aquele sentimento agridoce de se ter estado tão perto ao mesmo tempo que se esteve tão longe da imortalidade devido a razões que foram alheias ao seu dom.
Título original: Bye Bye Barry Realização: Paul Monusky, Micaela Powers, Angela Torma Documentário Duração: 95 min. 2023, EUA
https://www.youtube.com/watch?v=kU-zXyOLQNo