BOB MARLEY: ONE LOVE

BOB MARLEY: ONE LOVE

«Bob Marley: One Love» é uma obra que explora a ligação umbilical do rei do reggae com a música e a sua relação com a companheira Rita Marley (Lashana Lynch). A partir dos hinos criados por Bob Marley, sobre a harmonia, a liberdade e a vida temos a inspiração para o espírito desta obra.

A acção desenrola-se entre a Jamaica e Londres entre 1976 a 1978. O enredo inicia-se sob o pano de fundo da violência e da instabilidade da ilha nas Caraíbas. Bob Marley (Kingsley Ben-Adir) tenta apresentar à comunidade uma alternativa pacifica através da música e do poder das suas canções. A tentativa não corre como o esperado e Bob Marley é forçado a abandonar a Jamaica. Em Londres, numa fase introspetiva da sua vida, descobre o som que tornará a sua música verdadeiramente universal. A gravação e o processo criativo de “Exodus” dominam a obra nessa evolução artística de Bob Marley e dos músicos que o acompanhavam dos The Wailers e das The I-Threes. A par disso o filme é naturalmente bem regado ao som de Bob Marley enquanto vemos o processo criativo e a aclamação global da sua música aquando a digressão europeia.

A obra está realizada de forma competente e atraente seja no presente narrativo seja nos flashbacks da infância e da juventude de Marley com vários retratos que vão pintando a vida do cantor. As sequências no passado exploram a rejeição pelo pai (branco), a vivência nos bairros pobres, a relação com Rita e o contacto que mudou a sua vida através da descoberta do movimento rastafári.

Kingsley Ben-Adir tem uma interpretação muito expressiva do ponto de vista físico. Em termos dramáticos a narrativa coloca o actor num papel espinhoso de tentar replicar uma figura quase espiritual trazendo-a à Terra nas nuances mais íntimas, criativas e familiares. O argumento é sustentado no discurso de inconformismo perante um mundo de violência que precisa de sarar para encontrar a paz e a harmonia. Este desejo universal é canalizado para a própria figura de Bob Marley um percurso pessoal onde ele se confronta com a dor para encontrar o seu maior desígnio ao espalhar o credo do Amor. Ele próprio chega com naturalidade ao perdão.

A actuação de Kingsley Ben-Adir é suplantada pela sólida interpretação de Lashana Lynch. Apesar da sua presença ser mais curta, a actriz sempre que está em cena não tem ninguém à sua altura, transporta no seu olhar a expressão de um sofrimento silencioso.

«Bob Marley: One Love» é uma oportunidade de descobrir o significado e a figura de um verdadeiro pregador moderno contra a violência e o ódio que eternizou a sua visão de paz através da música. Um filme que emana boas vibrações e muito amor.

Título original: Bob Marley: One Love Realização: Reinaldo Marcus Green Elenco: Kingsley Ben-Adir, Lashana Lynch, James Norton Duração: 104 min. EUA, 2024