“I’m a Barbie girl in the Barbie world / Life in plastic it’s fantastic”, cantarolavam os Aqua nos finais da década de 1990. Mas será que é mesmo assim tão fantástico? E será que a boneca das bonecas é assim tão idílica? Estas são algumas questões levantadas por «Barbie». A famosa boneca foi criada pela Mattel em 1959, nos EUA, mas, hoje, a sua abrangência é mundial. Com o passar do tempo, tornou-se protagonista de filmes, séries de animação e videojogos, e foram criados novos brinquedos, entre os quais o namorado Ken, ainda em 1961. A influência da Barbie na cultura popular é marcante e, em alguns casos, levantou algumas críticas por poder impulsionar um determinado padrão de beleza. Para tentar contrariar esta ideia e também contribuir para uma maior diversidade, foram lançadas novas versões nos últimos anos, como, por exemplo, bonecas sem cabelo, com vitiligo, em cadeira de rodas ou com aparelho auditivo.
A ideia de um filme sobre a boneca de pernas longas e cabelo loiro deixava, no início, algumas dúvidas. Mas houve um nome que mudou esta conceção à partida: Greta Gerwig. A cineasta, nomeada para três Óscares, tem conquistado cada vez mais reconhecimento e fez com que «Barbie» se tornasse num filme mais intrigante. A escolha de Gerwig foi responsabilidade de outro nome em ascensão, Margot Robbie, já que a obra é um projeto que está a ser trabalhado há cerca de cinco anos pela sua produtora, LuckyChap.
Robbie é a protagonista e, embora também tenha muitas semelhanças físicas com Barbie, a atriz já deu provas de que sabe como interpretar uma personagem potencialmente complexa. Nos últimos anos, tem sido um dos principais nomes da sua geração, conta com duas nomeações aos Óscares e é particularmente versátil, como são exemplo as suas interpretações em «Eu, Tonya» (2017) ou nos filmes da DC, como a irreverente Harley Quinn. Sobre «Barbie», assegura que “seja o que for que estão a pensar, vai ser algo totalmente diferente, algo que as pessoas não sabiam que queriam”.
O também famoso Ken será interpretado pelo não menos célebre Ryan Gosling, que revela que o seu personagem não tem, propriamente, uma vida de sonho: “O Ken não tem dinheiro, não tem emprego, não tem carro, não tem casa. Está a passar por algumas dificuldades”. O restante elenco é também robusto, com nomes como Helen Mirren, Emma Mackey, Simu Liu, Will Ferrell, America Ferrera, Kate McKinnon, Issa Rae, entre outros. Gerwig e Noah Baumbach, responsável por «Marriage Story» (2019), assinam o argumento de «Barbie», um dos filmes mais aguardados de 2023.
História: Ser a Barbie (Margot Robbie) na Terra das Barbies parece ser perfeito. Contudo, tal pode não ser verdade quando se vive uma crise existencial ou até quando se é um Ken (Ryan Gosling).
Realizadora: Greta Gerwig («Lady Bird», 2017; «Mulherzinhas», 2019)
Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, Helen Mirren
Data de estreia: 20 de julho