Crime Perfeito

AN IMPERFECT MURDER

AN IMPERFECT MURDER

«An Imperfect Murder» é uma escolha totalmente art-house, uma produção de 2017 que passou no Festival de Cinema de Veneza. O filme de James Toback é um retrato da convulsão interna de uma estrela de cinema que vê o seu pesadelo tornar-se numa realidade ao assassinar o namorado abusivo. O filme é enigmático e joga com uma série de noções entre a realidade e a ficção e as faces que se utilizam para esconder o tumulto. A narrativa arranca com um split screen com a protagonista Vera (Sienna Miller) na cama ao mesmo tempo que vemos o homicídio do namorado – fica a suspeita no ar, será que estamos a ver um flashback ou algo imaginário? Ao longo do dia vão surgindo personagens em ecrã que confrontam o estado de alma de Vera. A protagonista expressa um sentimento de ansiedade e perturbação por debaixo de uma aura de aparente acalmia. Há personagens que acrescentam interesse, caso do Detective McCutcheon (Alec Baldwin) que investiga o desaparecimento do namorado de Vera, e outros redundantes, como Franklin (sorry, James Toback). Além do mistério e do diálogo interno de Vera, filme também explora os dramas familiares num jantar com a mãe e o avô da protagonista que sofre de demência – uma exemplar interpretação de Charles Grodin.

Sienna Miller é uma actriz que deveria ter tido uma grande carreira cinematográfica – a qualidade esteve sempre lá – e que a partir de 2015 também começou a investir as suas capacidades no teatro. Ela é o tónico numa obra que por vezes afoguenta o espectador com os seus diálogos literários e o dramatismo excessivo da música clássica interpretada pela Orquestra de São Petersburgo, com composições de Brahms e Bach, numa forma pouco subtil de enfatizar a agonia da protagonista. Em «An Imperfect Murder», Sienna Miller teve um papel à sua altura, emergindo uma sólida performance ao natural (sem maquilhagem) e com um desempenho com uma genética teatral que segurou todas as pontas de um filme que, apesar de alguns laivos de pretensiosismo, é uma obra com ideias muito interessantes, entre as quais, os vários rostos da verdade.

Título original: An Imperfect Murder Realização: James Toback Elenco: Sienna Miller, Alec Baldwin, Charles Grodin. Duração: 71 min. EUA, 2017

*Um exclusivo dos Canais TVCINE