After the Storm

AFTER THE STORM

AFTER THE STORM

O que acontece depois de uma tempestade? Vemos galhos pelo chão, chapéus torcidos abandonados, algo quebrado em alguma parte, porém, o ar está limpo, leve, podemos respirar e encarar a realidade de olhar lavado. Pelo menos é assim que Hirokazu Koreeda nos mostra a tempestade na sua última película, «After the Storm » (2016).

O realizador nipónico volta à cidade onde cresceu, Kiyose, transformando-a no cenário do argumento que escreveu e filmou. Em «After the Storm» seguimos Ryota (Hiroshi Abe), escritor frustrado que ganha a vida como detetive particular. Regressa ao bairro onde cresceu após o falecimento de seu pai para ajudar a mãe (Kirin Kiki), a qual se queixa do rumo da vida do filho: divorciado, sem um trabalho digno e com problemas de dinheiro. Provavelmente foram estes problemas que levaram ao fim do casamento com Kyoko (Yoko Maki) e consequentemente ao afastamento do filho Shingo (Taiyo Yoshizawa). Ryota tenta lidar com todas estas questões à sua maneira, mas a chegada do tufão vai apressar o surgimento de respostas.

A história é bastante simples e gira novamente à volta de laços familiares, temática recorrente em Hirokazu Koreeda – «Our Litlle Sister» (2015), «Like Father, Like Son» (2013). O que nos prende a atenção são as cenas do quotidiano na cidade japonesa, a vida no bairro, o diminuto apartamento da mãe de Ryota. O realizador segue com a sua câmara o dia a dia de pessoas com problemas, preocupações, sem, no entanto, criar situações dramáticas ou mesmo confrontações. Tudo fluí naturalmente. Como refere a sábia mãe, as pessoas são como a comida, precisam de tempo para ganharem sabor. De facto, Kirin Kiki, assim como Hiroshi Abe, são filme. Ela pela doçura e vivacidade que transmite. Ele que apesar de todas as suas imperfeições nos seduz, o bom malandro do qual nos é impossível não gostar. Ou seja, ambos nos puxam para dentro da tela, fazem-nos sorrir quando comem gelados transformados em pedra ou tocam-nos com discretas demonstrações de amor. Por isso queremos descobrir mais, aprofundar as suas histórias. Talvez seja este o senão do filme: sabe-nos a pouco. Compreendemos as escolhas da realização, todavia o caril que a devota mãe preparou não foi suficiente para a nossa gula.

Título original: After the Storm Realização: Hirokazu Koreeda Elenco: Hiroshi Abe, Yoko Maki, Kirin Kiki, Taiyo Yoshizawa Duração: 118 min. Japão, 2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos