A Noite dos Reis/Night of the kings

A Noite dos Reis – estreia

A Noite dos Reis – estreia

“A Noite dos Reis”, novo filme do realizador Philippe Lacôte, uma das vozes emergentes do cinema africano contemporâneo, é uma experiência imersiva na MACA, a maior prisão de Costa de Marfim, numa noite de lua vermelha. O filme, entre mitos e rituais, procura reflectir no passado pré-colonial da Costa do Marfim e na situação actual do país.

“A Noite dos Reis” foi apresentado em vários festivais internacionais como Sundance, Veneza, Toronto, e Roterdão e faz parte do Top 5 dos Melhores Filmes de Língua Estrangeira do National Board of Review. Estreia hoje em exclusivo nos UCI Cinemas em Lisboa e no Porto, e nos Cinemas NOS em Coimbra.

Por ocasião da estreia do filme, a revista online BANTUMEN e a distribuidora de cinema Alambique organizaram uma conversa sobre a representatividade e a diversidade no cinema e nas artes em Portugal. A conversa (link), transmitida em directo no domingo passado, contou com a participação do activista e representante da SOS Racismo Mamadou Ba, da performer e activista Melissa Rodrigues e do actor Mauro Hermínio, com moderação da jornalista Marisa Rodrigues da BANTUMEN.

Título original: La nuit des rois Realização: Philippe Lacôte Elenco: Bakary Koné, Steve Tientcheu, Jean Cyrille Digbeu. Duração: 93 min. França/Canadá/Senegal/Costa do Marfim, 2020

[Crítica do filme na edição de Agosto da revista Metropolis]

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos