The Lulus

A FUGA DOS LULUS

A FUGA DOS LULUS

«A Fuga dos Lulus» é baseada na banda-desenhada franco-belga de Hardoc e Régis Hautière, os dez volumes foram publicados pela editora Casterman desde Janeiro de 2013. O argumento do filme foi adaptado pelo realizador Yann Samuell que se estreou no cinema com o saudoso «Amor ou Consequência» («Jeux d’enfants», 2005) – desde 2016 que não rodava uma longa-metragem.

«A Fuga dos Lulus» é um filme com emoções agridoce, algo que os franceses fazem muito bem, a conjugação de sentimentos díspares. A narrativa envolve quatro miúdos de um orfanato francês que são acidentalmente deixados para trás aquando da invasão das tropas do kaiser no decurso da 1.ª Guerra Mundial. Os quatro miúdos que se intitulam os Lulus (Lucien, Lucas, Luigi e Ludwig) e mais tarde adicionam mais um elemento, Luce (Paloma Lebeaut), uma rapariga que anseia chegar até aos pais no decorrer do conflito. «A Fuga dos Lulus» começa por ser um drama ligeiro, com a chegada do perspicaz Ludwig (Léonard Fauquet) ao orfanato, segue-se a comédia com incursões na irmandade do grupo nos vários testes à amizade dos miúdos. Após o final da inocência começa o plano de fuga dos Lulus num cenário de guerra que se vai tornando cada vez mais impiedoso.

Uma mão cheia de personagens adultos apresentam-se como figuras paternais dos miúdos e tentam protegê-los dos horrores da guerra. Uma sequência desenrolada nas trincheiras vai mudar a complexidade da narrativa sendo o momento mais dramático do filme. Estes episódios que se inspiram em alguns álbuns da banda-desenhada são momentos que misturam riso, ternura, camaradagem e amor, mas também as lágrimas, as desavenças e as frustrações perante um mundo onde a ruindade impera. Os vários intervenientes que aparecem vão acrescentando mais qualidade à narrativa.

«A Fuga dos Lulus» é uma aventura juvenil com um espírito cada vez mais raro no grande ecrã ao combinar a inocência das crianças no seu olhar perante um mundo em guerra. A banda-desenhada de Hardoc e Régis Hautière foi bem-adaptada por Yann Samuell.

Título original: La guerre des Lulus Realização: Yann Samuell Elenco: Tom Castaing, Solal Devey, Léonard Fauquet, Mathys Gros, Paloma Lebeaut, Loup Pinard, François Damiens Duração: 109 min. 2022, França

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº97, Verão 2023]