A Festa do Cinema Italiano realiza edição online em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe

A Festa do Cinema Italiano realiza edição online em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe

A Festa do Cinema Italiano, o principal evento dedicado ao cinema italiano nos países lusófonos estará em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, em formato online, entre 14 a 20 de Dezembro.

A Festa disponibiliza durante estes três dias, sete filmes de forma gratuita no site palop.festadocinemaitaliano.com. Basta fazer o registo na plataforma e aceder aos conteúdos através do site, ou descarregar a aplicação Spamflix nos sistemas IOS, Android e Android TV.

O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, em colaboração com La Cappella Underground e a plataforma Spamflix.

A Festa conta com o apoio do Ministero degli Affari Esteri, da Embaixada de Itália em Luanda, da Embaixada de Itália em Maputo e do Istituto Luce Cinecittá.

Além das novidades e antestreias deste ano, a programação inclui clássicos do cinema italiano, um homenagem ao Federico Fellini em ocasião do centenário do seu nascimento e ainda um documentário sobre o génio do renascimento Leonardo Da Vinci.

Programação:

Manual de Sobrevivência para Pais (Figli), de Giuseppe Bonito, uma brilhante comédia sobre a dificuldade de um casal em aguentar o stress e as dificuldades que um bebé implica.

Bangla, de Phaim Bhuiyan, uma primeira obra divertida e encantadora sobre integração e identidade. Uma comédia inteligente que foi um dos maiores sucessos do cinema italiano, elogiado tanto pelo público quanto pela crítica.

La Dolce Vita, de Federico Fellini. Sendo o maior sucesso do cineasta italiano e o filme italiano mais popular de todos os tempos, La Dolce Vita representa um olhar à cultura do estrelato, com um protagonista no encalço do sedutor estilo de vida das ricas e glamorosas celebridades que, em plena era da sociedade do espetáculo, se exibem em Roma.

O Traidor, do realizador emblemático Marco Bellocchio adapta para cinema, a história verídica de Tommaso Buscetta, informador e membro da Cosa Nostra, que deixou uma marca inigualável na história da luta contra a Máfia italiana nos anos 80.

Querido Diário, onde Nanni Moretti é realizador e personagem principal destas crónicas repletas de ironia sobre a vida e a Itália dos anos 90. É possivelmente o filme mais popular de Moretti.

Também do realizador Nanni Moretti, a Festa apresenta o filme Santiago, Itália. Através de entrevistas realizadas aos protagonistas, o filme relata o período dramático da história do Chile, onde alguns diplomatas italianos conseguiram salvar muitas vidas humanas.

Por fim, o documentário do ciclo A Grande Arte no Cinema, Eu, Leonardo, de Jesus Garces Lambert sobre o Leonardo da Vinci, artista, cientista e inventor. Uma experiência nova e envolvente, duma perspetiva distante dos estereótipos e que tem como protagonista principal absoluto, a mente de Leonardo.

Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site e na página de Facebook.

Fonte: Festa do Cinema Italiano