A ESSÊNCIA DO AMOR

A ESSÊNCIA DO AMOR

Creio que não será exagerado dizer que a estreia deste filme de Terrence Malick foi acompanhada de alguns equívocos relacionados com a memória, ainda muito próxima, do seu anterior A Árvore da Vida (2011). Não me refiro, entenda-se, às inevitáveis diferenças de leitura ou valoração – escusado será dizer que a obra de Malick não está propriamente vocacionada para gerar intocáveis unanimidades. Acontece que «A Essência do Amor» foi algumas vezes encarado (e, a meu ver, diminuído) como uma espécie de “A Árvore da Vida – Parte 2”.

De facto, aquilo que em «A Árvore da Vida» se enraizava na vulnerabilidade mítica do espaço familiar, transfigura-se, aqui, numa discussão mais carnal, porventura mais romântica, do próprio par. Daí que o título português me pareça francamente inadequado. A ideia de que se trata de abordar uma qualquer “essência”, seja do que for, corre o risco de passar ao lado dos termos muito concretos da deambulação da personagem de Neil (Ben Affleck) e das duas mulheres (Olga Kurylenko e Rachel McAdams) com quem ele se envolve.

Não seria fácil encontrar em português uma boa equivalência para o título original, «To the Wonder». Em qualquer caso, a noção de uma deslocação “em direcção à Maravilha” não se pretende banalmente abstracta: “The Wonder” ou, em rigor, “La Merveille”, é a designação de um grupo de edificações históricas no Monte Saint-Michel, cenário emblemático de uma cena do filme (recordemos o título francês: «À la Merveille»).

Malick filma, assim, uma perturbação interior que se exprime através de elementos muito concretos dos cenários (europeus e americanos) por ele eleitos. Dito de outro modo: ele aplica o cinema, não como uma transcrição psicológica seja do que for, mas como uma arte empenhada em discutir os seus tradicionais modelos psicológicos e, em particular, as tensões entre os elementos naturais e as relações decorrentes de determinada conjuntura social. No limite, este cinema de uma depurada beleza narrativa está apostado em discutir as hipóteses contemporâneas de uma visão humanista do mundo.

Título Original: To the Wonder Realização: Terrence Malick Elenco: Ben Affleck, Olga Kurylenko, Javier Bardem. 112 min. EUA, 2012