«A E I O U: Um Breve Alfabeto do Amor», de Nicolette Krebitz, é uma simpática comédia romântica sobre uma relação pouco convencional e com uma dose de nostalgia à mistura num belo tributo à nouvelle vague. É uma obra que tem duas partes distintas: na primeira constrói-se uma relação romântica e na segunda metade entra-se no campo do prazer e da loucura dos sentidos.
Anna (Sophie Rois) é uma actriz que já passou os seus dias de glória, é uma sofisticada mulher de sessenta anos que se sente desprezada. Um incidente onde é vítima desperta ainda mais os seus medos. O destino cruza Anna com o seu carteirista, Adrian (Milan Herms), um adolescente de 17 anos com um problema de fala que necessita da ajuda da actriz para corrigir a sua dicção para participar numa peça de teatro. Desta dinâmica entre um adolescente que conhece uma mulher mais velha em Berlim vai-se construir uma relação interessante. Primeiro uma relação fria, de tutoria de um jovem carente, depois a obsessão de Adrian e a amizade (também alimentada por Anna) e, finalmente, o consumar do amor. Eles sentem-se frustrados com o mundo, Adrian é um hábil ladrão que além do problema de fala tem um problema de vida e Anna está cansada da misoginia que sofreu ao longo da carreira e de ser tratada no presente como lixo. Apesar da diferença de idades e da sua resistência, Anna não consegue resistir às investidas de Adrian e mergulha nos prazeres da relação proibida. O filme muda-se de Berlim para a Cote d’Azur, a relação e o filme entra no campo da fantasia e do devaneio e sempre com muita energia.
Apesar dos truques de cronologia narrativa e mudanças de tom, a «A E I O U: Um Breve Alfabeto do Amor» é sustentada na química entre Sophie Rois e Milan Herms, eles são a força motriz. Milan Herms tem um papel interessante, mas o melhor desempenho pertenceu a Sophie Rois, uma personagem que gere várias camadas de entendimento. Rois também assume o papel de narradora, estabelecendo um canal directo para os pensamentos de Anna onde se reafirma a personagem dando mais ênfase à transformação gerada pelo inesperado encontro com o amor apresentando uma mulher de sessenta anos como um objecto de desejo.
Título original: A E I O U – Das schnelle Alphabet der Liebe Título internacional: A E I O U: A Quick Alphabet of Love Realização: Nicolette Krebitz Elenco: Sophie Rois, Udo Kier, Milan Herms, Nicolas Bridet Duração: 105 min. Alemanha/França, 2022
[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº105, Abril 2024]
https://vimeo.com/235215203
bonus veren siteler
deneme bonusu veren siteler
casino siteleri
deneme bonusu
deneme bonusu veren siteler