20 DIAS EM MARIUPOL no TVCINE

20 DIAS EM MARIUPOL no TVCINE

20 Dias em Mariupol, vencedor do Óscar de Melhor Documentário em 2024, já tem estreia marcada em Portugal. Do jornalista ucraniano Mstyslav Chernov, estreia dia 5 de abril, sexta-feira, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition.

Em 20 Dias em Mariupol, uma equipa de jornalistas ucranianos da Associated Press (AP), presa na cidade sitiada de Mariupol, luta para continuar o seu trabalho de documentação das atrocidades da invasão russa. Sendo os únicos repórteres internacionais que permanecem na cidade, captam as imagens que mais tarde se tornaram definidoras da guerra.

20 Dias Em Mariupol é a primeira longa-metragem do multipremiado jornalista ucraniano Mstyslav Chernov, que venceu um Pulitzer de Serviço Público pela sua cobertura do cerco de Mariupol. Distinguido com 29 prémios internacionais, incluindo o BAFTA para Melhor Documentário e o Prémio do Público do Festival de Sundance, este é um relato vívido e angustiante de civis apanhados no conflito, bem como uma janela para o que é reportar a partir de uma zona de guerra e para o impacto desse jornalismo em todo o mundo.

Continuando a aposta dos Canais TVCine no grande cinema documental, 20 Dias Em Mariupol será exibido como parte da Tripla Óscar de Melhor Documentário do TVCine Edition, que inclui ainda a estreia absoluta em Portugal de The Eternal Memory (12/4) e a estreia em televisão de Quatro Filhas (19/4), também nomeados este ano.

Após a estreia, 20 Dias Em Mariupol ficará disponível no serviço de vídeo on-demand TVCine+.