logo

Entrar
Actualizado às 4:15 PM, Oct 16, 2017

Evento de escrita para televisão e cinema arrancou em Cascais

Durante quatro dias, dois locais da vila acolhem mais de três dezenas de oradores. Iniciativa é promovida pela Academia Portuguesa de Cinema É já a partir de hoje, 12 de outubro, que dois locais emblemáticos de Cascais reúnem grandes nomes nacionais e internacionais da escrita para cinema e televisão, numa iniciativa promovida pela Academia Portuguesa de Cinema. Até domingo, 15 de outubro, a primeira edição do projeto A Quatro Mãos – Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português coloca a vila portuguesa no centro do debate da criação audiovisual – cinema, televisão, teatro, publicidade, entre outros –, promovendo masterclasses, palestras, workshops e debates. Destaque para a presença de Jim Sheridan, realizador irlandês que já foi nomeado seis vezes…

A FESTA - antestreia na Gulbenkian - entrada livre

A FESTA é a nova comédia british da cineasta Sally Potter, com elenco de luxo - Patricia Clarkson, Bruno Ganz, Cherry Jones, Emily Mortimer, Cillian Murphy, Kristin Scott Thomas e Timothy Spall. Desenvolve-se em tempo real numa casa de Londres, nos dias de hoje quando Janet recebe um grupo de amigos próximos para celebrar a sua promoção a "Ministra-Sombra" da Saúde do partido da oposição. Mas o marido, Bill, parece preocupado. À medida que os amigos chegam, alguns com notícias para partilhar, a noite vai-se desenredando. Um anúncio de Bill provoca uma série de revelações que rapidamente escalam em confronto aberto. Enquanto as ilusões das pessoas em relação a si próprias e umas às outras se vão desfazendo em fumo,…

"Blade Runner": o futuro aqui tão perto - Parte 1

Com "Blade Runner 2049", o realizador Denis Villeneuve assume-se como brilhante herdeiro do filme dirigido por Ridley Scott há 35 anos. Nas últimas décadas, habituámo-nos a desconfiar das sequelas cinematográficas. Sobretudo por causa dos produtos dos estúdios Marvel, a sequela tornou-se uma monótona rotina, com super-heróis a destruir arranha-céus e bandas sonoras saturadas de ruídos ensurdecedores... Pois bem, valeu a pena esperar pela suprema ironia: uma das incontornáveis novidades da nova temporada e, por certo, um dos grandes filmes de 2017, é uma sequela — passados 35 anos sobre o original, chegou «Blade Runner 2049». Convém separar as águas. «Blade Runner», o filme que o inglês Ridley Scott lançou em 1982, três anos passados sobre o impacto do seu «Alien…

"Blade Runner 2049" — o acontecimento

A apresentação de «Blade Runner 2049» (estreia quinta-feira, dia 5) pode ser feita de modo eminentemente político. Ou seja: estamos muito longe da retórica repetida e repetitiva dos espectáculos dominantes da Marvel, cada vez mais apoiados na ostentação de uma tecnologia ruidosa e gratuita. Denis Villeneuve realizou uma verdadeira sequela do original de Ridley Scott («Blade Runner», 1982), não o copiando, antes sabendo prolongar a sua drástica interrogação técnica e filosófica das fronteiras entre humanos e replicantes. De vez em quando, o cinema, apesar de parasitado por um marketing sem memória nem gosto pela complexidade temática e formal que o entertainment pode envolver, ainda consegue gerar verdadeiros acontecimentos — «Blade Runner 2049» é um deles.

Hugh M. Hefner (1926 - 2017)

Criador da revista Playboy, o americano Hugh M. Hefner faleceu no dia 27 de Setembro na sua casa de Holmby Hills, Los Angeles — contava 91 anos.Desde a publicação do primeiro número da Playboy — em Dezembro de 1953, com Marilyn Monroe na capa — até às suas recentes tomadas de posição em favor do casamento de pessoas do mesmo sexo, a história pessoal e profissional de Hefner cruza-se permanentemente com a história da cultura do sexo nos EUA. A consolidação da revista passou, obviamente, pela nudez das sua playmates, algumas famosas — Bettie Page (1955), Jayne Mansfield (1955), Stella Stevens (1960), Dorothy Stratten (1979), Shannon Tweed (1981), Pamela Anderson (1990), Jenny McCarthy (1993), etc. —, em paralelo com uma…
Tagged em

Arcade Fire em Lisboa

Arcade Fire, uma das maiores bandas do momento e responsável por um dos mais marcantes concertos do NOS Alive’16, vai apresentar em primeira mão num espetáculo 360.º o quinto disco de originais “Everything Now”. O Campo Pequeno é a sala que recebe este concerto especial, que por contar com um palco localizado no centro da arena garantirá aos fãs uma experiência sensorial inesquecível. A primeira parte do concerto estará a cargo dos norte-americanos Preservation Jazz Hall Band.Os Arcade Fire são hoje, sem margem para dúvidas, uma das mais fortes bandas da atualidade, conhecidos não só pelos cinco álbuns de sucesso, como pelas incríveis atuações ao vivo. “Everything Now”, editado no passado mês de julho, é o mais recente álbum de…
Tagged em

Um guia rápido para os Emmys

A história não está destinada a repetir-se: esperam-se muitas mudanças na próxima edição dos Prémios Emmy. A Melhor Série Dramática dos últimos dois anos e Tatiana Maslany, a Melhor Atriz em Drama, ficam de fora por causa das estreias tardias de «A Guerra dos Tronos» e «Orphan Black»; enquanto Rami Malek passa ao lado da categoria de Melhor Ator. Além disso, o final de séries como «Downton Abbey» e «The Good Wife» abriu caminho à entrada de novos nomeados. “Trono” de Drama vai ter novo donoÉ caso para dizer que a categoria de Melhor Série Dramática vai voltar a ter interesse. O inverno pode estar a chegar, mas já se sabe que o Emmy vai parar a outra casa. Tudo…
Tagged em

Harry Dean Stanton (1926 - 2017)

Actor lendário, mil vezes secundário, parecendo sempre principal, o americano Harry Dean Stanton faleceu no dia 15 de Setembro, no Cedars-Sinai Medical Center de Los Angeles — contava 91 anos.A sua apurada formação musical parecia encaminhá-lo para uma carreira que não seria exactamente cinematográfica. É certo que manteve sempre alguma actividade musical com a sua banda (em 2014, publicou o álbum Partly Fiction, ligado a um documentário homónimo), mas acabou por se impor como um brilhante secundário, tão discreto quanto complexo.Estudou artes dramáticas na Pasadena Playhouse, na Califórnia. Depois da Segunda Guerra Mundial (ocupou um posto de cozinheiro durante a batalha de Okinawa), começou uma carreira regular que, em cinema e televisão, o levaria a participar em mais de duas…
Tagged em
Assinar este feed RSS