logo

Entrar
Actualizado às 12:39 AM, Dec 17, 2017

O desaparecimento de "Star Wars"

Que está a acontecer com os primeiros filmes da saga "Star Wars", em particular o título fundador, lançado em 1977? Pois bem, num certo sentido, estão a desaparecer: as sucessivas intervenções digitais, apagando ou acrescentando elementos das imagens (e da banda sonora), modificaram muitas cenas das primeiras três longas-metragens (episódios IV, V e VI):— A Guerra Das Estrelas (1977)— O Império Contra-Ataca (1980)— O Regresso de Jedi (1983)De tal modo que há fãs da saga que, em nome da preservação das características dos originais, se empenham em reconstituir as versões com que os filmes foram lançados nas salas (antes das modificações "impostas" pelas edições em DVD e Blu-ray). O assunto é tanto mais interessante quanto reflecte as perplexidades inerentes a…

O "escândalo" de Deadpool

Em cima, podemos ver uma imagem promocional da sequela do filme Deadpool (2016), de novo com Ryan Reynolds, agendado para o Verão de 2018. Em baixo, 'A criação de Adão', porventura o mais célebre fragmento do tecto da Capela Sistina, no Vaticano, pintado por Miguel Ângelo no período 1508-12. Para além do delicioso jogo simbólico com os elementos de uma obra que é património da humanidade, as atribulações destes tempos de promoção da "ordem" e da "pureza" levam-nos a supor que não faltará muito para algum colectivo de cidadãos organizar uma petição para que a campanha do filme seja retirada de circulação... Especulação? Bem pelo contrário: recorde-se o que aconteceu com um quadro de Balthus — registemos, por isso, a…
Tagged em

O realismo segundo Clint Eastwood

O novo filme de Clint Eastwood, The 15:17 to Paris, baseia-se na história verídica de Spencer Stone, Anthony Sadler e Alek Skarlatos, três jovens soldados americanos que, a 21 de Agosto de 2015, impediram a consumação de um ataque terrorista no comboio em que viajavam, de Amsterdão para Paris. Uma história realista, por certo, que Eastwood terá querido encenar através do mais peculiar efeito de verdade. Assim, o filme não só se baseia no livro que Stone, Sadler e Skarlatos escreveram (com a colaboração de Jeffrey E. Stern), como apresenta os três soldados a interpretarem os seus próprios papéis. A estreia americana está marcada para 9 de Fevereiro (dia 15 em Portugal, com o título 15:17 Destino Paris) — eis…
Tagged em

Disney compra parte da Fox

Foi confirmado um dos negócios do ano na indústria do audiovisual. Após algumas semanas de negociações, a Disney adquiriu o controlo dos estúdios de cinema da 21 Century Fox, um dos mais antigos do Mundo, parte dos canais de televisão da Fox, com as maiores audiências nos EUA e no resto do mundo e os direitos dos filmes da Marvel, conhecida marca de BD.Orçado no valor de 44,5mil milhões de euros, o acordo permite à Disney dispor dos estúdios da Fox, dos canais britânicos Sky, Fx e National Geographic e a Hulu, plataforma online. Na órbita da Fox permanecem a Fox News, cadeia de informação televisiva norte-americana, e a Fox Sports, dedicada ao desporto. Para além disso, a Disney assume…
Tagged em

Björk: "a utopia é aqui"

Animal ou alien? Depois de The Gate e Blissing Me, Björk continua a convocar-nos para paisagens utópicas, translúcidas e enigmáticas, de um primitivismo que se quer também futurista. Como é sabido, o novíssimo álbum (nono da discografia) chama-se Utopia — eis é a canção-título, em teledisco assinado por Warren Du Preez e Nick Thornton Jones. Mensagem linear: "a utopia é aqui". Bird species never seen or heard beforeThe first flute carved from the first fauna UtopiaIt’s not elsewhereLet's purify You assigned me to protect our lanternTo be intentional about the light UtopiaIt isn't elsewhereIt’s here My instinct has been shouting at me for yearsSaying, "Let’s get out of here!"Huge toxic tumour bulging underneath the ground herePurify, purify, purify, purify toxicity
Tagged em

Pearl Jam no NOS Alive´18

Os Pearl Jam, uma das maiores bandas de todos os tempos, acabam de confirmar presença no NOS Alive’18. A banda de Eddie Vedder vai terminar a digressão europeia dia 14 de julho no Passeio Marítimo de Algés, com um dos mais esperados concertos do ano. A tournée arranca no próximo mês de junho em Amesterdão e vai contar com 14 datas pela Europa.Após 10 álbuns de estúdio, centenas de concertos ao vivo e mais de 85 milhões de discos vendidos em todo o mundo, os Pearl Jam são hoje incontestavelmente uma das bandas mais bem-sucedidas de sempre em todo o mundo e uma das mais pedidas pelo público nacional e internacional. Um concerto a não perder dia 14 de julho…
Tagged em

Zé Pedro (1956 - 2017)

Fundador e guitarrista da banda Xutos & Pontapés, é um nome central em quatro décadas de história do rock português: Zé Pedro faleceu no dia 30 de Novembro — contava 61 anos.Diagnosticado, em 2001, com hepatite C, surgiu uma última vez em palco, no dia 4 de Novembro, em concerto no Coliseu dos Recreios [JN]. De seu nome completo José Pedro Amaro dos Santos Reis, rapidamente se tornou um ícone dos Xutos & Pontapés e, mais do que isso, do rock produzido em Portugal. Experimentou também a rádio, como DJ em programas da Antena 3 e da Radar.A banda editou o seu primeiro álbum, 78/82, em 1982, logo aí gerando temas tão emblemáticos como Sémen ou Quero Mais [audio 1].…
Tagged em

Bob Dylan em Lisboa

Bob Dylan, um dos maiores cantores, compositores e escritores de todos os tempos vai passar por Lisboa para um concerto em nome próprio dia 22 de março, na Altice Arena. Os bilhetes serão colocados à venda sexta-feira, dia 01 de dezembro. O músico já com 50 anos de carreira é conhecido por ter criado “novas expressões poéticas na tradição da canção americana”, bem como por ser um dos poetas mais consagrados do século XX. O valor do seu portfólio é hoje de valor incalculável com temas como “Stuck Inside of Mobile With the Memphis Blues Again”, “Just Like a Woman, “Blowin' in the Wind”, “The Times They are A-Chagin”, “A Hard Rain's A-Gonna Fall”, “All Along the Watchtower”, “Mr Tambourine…
Tagged em
Assinar este feed RSS